policiamento

Reunião vai debater segurança após briga generalizada na Saturnino de Brito

Michelli Taborda

Foto: Reprodução

Depois que uma briga generalizada na Praça Saturnino de Brito, no Centro de Santa Maria, foi registrada em vídeo, na madrugada do último sábado, o prefeito Jorge Pozzobom decidiu convocar uma reunião para debater as medidas que serão tomadas para coibir outros episódios do mesmo tipo. Conforme comunicado oficial da prefeitura de Santa Maria, o incidente é considerado um fato isolado na cidade, mas as autoridades consideram a necessidade de uma análise criteriosa do ocorrido. 

Jovem é encontrado morto na Região Oeste de Santa Maria

Por conta disso, uma reunião, que deve contar com a presença de representantes da Casa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Fiscalização, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Civil e Brigada Militar, está prevista para a tarde desta segunda-feira, no gabinete do prefeito. A prefeitura afirma que a integração de todas as partes, com troca de informações e planejamento de ações conjuntas, já é uma atividade constante da atual administração.

A ideia é que, com a reunião, novas providências em relação ao episódio ocorrido no sábado possam ser adotadas para evitar a violência e o vandalismo no local.

Leia a íntegra do comunicado:

"O incidente na Praça Saturnino de Brito, na proporção em que ocorreu, é um fato isolado, mas que exige uma análise criteriosa dos fatos geradores daquele incidente e, acima de tudo, medidas severas para evitar a repetição de um episódio desse tipo.

Por isso, a partir de um convite do prefeito Jorge Pozzobom, será realizada, nesta segunda-feira (17), uma reunião para tratar especificamente da Praça Saturnino de Brito e o seu entorno. Estarão presentes, além dos setores do Poder Executivo, como Casa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Fiscalização e Secretaria de Mobilidade Urbana, representantes dos órgãos de Segurança que atuam na cidade, como Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal.

A integração entre todas essas partes, com troca de informações e planejamento de ações conjuntas, tem sido uma marca da Administração Municipal, com sucesso comprovado em inúmeros eventos em Santa Maria e, especialmente, nas quatro edições da Calourada Segura, na Praça Saturnino de Brito.

Porém, diante do fato ocorrido nesse final de semana, novas providências deverão ser adotadas para coibir a violência e o vandalismo naquele local."

O CASO
Por volta das 6h de sábado, uma briga generalizada teve início em um dos pontos mais movimentados de Santa Maria. Dois vídeos que circulam em grupos do WhatsApp foram enviados ao Diário e mostram uma confusão que dura mais de 4 minutos, onde grupos aparecem trocando socos, pontapés, pedradas e golpes com pedaços de madeira e de concreto dos bancos da praça. Em um dos vídeos, dois homens aparecem saindo da porta de uma casa noturna e atirando para cima. Em seguida, os grupos dispersam e a briga acaba. 

A Brigada Militar afirma ter recebido um chamado às 6h30mim. Quando a viatura chegou ao, local a briga já tinha se dispersado. Algumas pessoas foram levadas para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santa Maria. Horas antes, às 22h, uma guarnição da BM esteve no local fazendo procedimento de abordagem de pessoas e de veículos. Ao final da briga, bancos da praça foram quebrados e havia sacolas plásticas no chão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Suspeito de matar detento se apresenta na delegacia em Santa Maria

Polícia faz buscas a detento que fugiu do presídio de Júlio de Castilhos durante banho de sol Próximo

Polícia faz buscas a detento que fugiu do presídio de Júlio de Castilhos durante banho de sol

Polícia/Segurança